segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

PROPOSTA DE TRABALHO - 2º PERÍODO

O CALENDÁRIO INTERACTIVO

Introdução
Para início do 2º período, o desafio que te é proposto é a elaboração e criação de um calendário 2009 baseado no tema “As grandes cidades mundiais inseridas em tempos históricos marcantes”. Este tema tem de ser enquadrado em forma de calendário.

O calendário será distribuído pelos 12 meses do ano sendo que cada aluno ficará responsável por um mês do ano. Dentro desse mês o aluno terá de escolher qual a grande cidade mundial a trabalhar e qual o acontecimento histórico. Esse acontecimento histórico tem de corresponder ao mês que o aluno está a trabalhar.
Por exemplo: o aluno X fica com o mês de Setembro, escolhe a cidade de Nova York e trabalha o acontecimento histórico da queda das Torres Gémeas que se sucedeu a 11 de Setembro de 2001. Este aluno terá de desenvolver e trabalhar o mês de Setembro de 2001.

Objectivos propostos

1. O objectivo principal deste calendário e desta proposta é a desconstrução do conceito e da palavra “calendário”. O aluno terá de pensar calendário sem se reger pelas regras normais, terá de extravasar conhecimentos, limites, quebrar com as linhas de raciocínio vulgares, romper com as leis… Este é o momento de criatividade do aluno, o aluno tem de desconstruir e voltar a construir o conceito e a própria percepção de calendário.
2. Conciliar as várias técnicas e os vários meios audiovisuais.
3. Saber integrar consistentemente os vários meios.
4. Compreender a interdisciplinaridade da multimédia no âmbito do audiovisual.
5. Conhecer as diferentes dimensões da criação audiovisual, dando particular relevância às potencialidades artísticas e criativas do meio multimédia.
6. Assimilar a necessidade de conjugar a dimensão artística com as condições e imperativos da criação sob um meio dinâmico e interactivo.
7. Consolidar saberes adquiridos.
8. Adquirir familiaridade com apresentações e defesas orais.
9. Cumprir o calendário de trabalho. Reconhecer a necessidade de adequar o projecto às condicionantes do meio.
10. Compreender a importância de todo o processo, confrontando o seu projecto com os resultados obtidos e desenvolvendo capacidades críticas e autocrítica.

Especificidades Técnicas
Elementos a usar: não há limite, o aluno tem total liberdade
O mês do calendário a trabalhar terá de ser obrigatoriamente interactivo e dinâmico. Para tal sugiro a utilização do software Adobe Flash, sendo que não é obrigatório qualquer software em específico. O aluno tem liberdade de escolha.

O aluno quando tiver o produto multimédia finalizado terá de colocar o mesmo no blog criado pela professora. Os meses serão colocados por ordem cronológica.

Metodologia de Concepção

1ª Fase
Fase de Pesquisa e Recolha de elementos
Após definir o conceito da interpretação faz uma pesquisa de exemplos de tipos de letra, imagens, personagens, vídeos, filmes, curtas-metragens, sons, ilustrações, etc.

2ª Etapa
Brainstorming
Definição de objectivos/questões de partida e/ou hipóteses
Recolha de materiais (máquina fotográfica, gravador vídeo ou áudio, computador, livros, colagens, tintas, colas...);
Definição do tempo disponível e respectiva calendarização;

3ª Etapa
Produção do trabalho.
Elaboração do relatório.
Elaboração dos conteúdos a apresentar.

O relatório será uma preparação para o relatório final da PAA.

Capa:
- Nome do trabalho (título e subtítulo)
- Data de entrega
- Nome do autor
- Número, ano e turma
- Nome do professor
- Nome da escola
- Logótipo da escola
Índice
Resumo ou prefácio
Introdução
Desenvolvimento
a) A fundamentação da escolha do projecto;
b) As realizações e os documentos ilustrativos da concretização do projecto (conceito);
c) A análise crítica global da execução do projecto, considerando as principais dificuldades e obstáculos encontrados e as formas encontradas para os superar.
Conclusão / Considerações Finais
Anexos:
- Pesquisa
- Imagens
- Textos
- Auto-avaliação
- Todo o material que o autor achar conveniente e relevante para o trabalho
Bibliografia

4ª Etapa
Apresentação e defesa do trabalho.

Duração e Prazos de entrega:
18 Blocos.
Entrega e defesa dia 30 de Janeiro de 2009.

Sem comentários: