quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Exercício Tipográfico
Como sabem há um novo desafio.
Pegando num excerto de um diálogo de um filme terão de representar o mesmo numa animação tipográfica.
Vejam alguns exemplos:
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Inspiração Gráfica - Diogo Jesus
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Calendário para aproveitar o tempo
Este exemplo de calendário é um excelente exemplo para quem quer aproveitar o tempo. O tempo anda, não pára e este calendário mostra-nos essa realidade cruel.
É um conceito interessante...
Calendário Rubik
Este calendário é óptimo para estimular a paciência! Podemos perder várias horas por dia para conseguir resolver este calendário Rubik para que ele nos mostre a data correcta. Para isso precisamos que numa das faces do cubo Rubik nos mostre em três cubinhos o mês, num ou dois dos cubinhos o dia do mês e em dois cubinhos o dia da semana!
Podes fazer o donwload deste cubo e colar directamente num cubo Rubik e depois dize-nos quantas horas perdes por dia a resolver este puzzle. :)
Calendário de unhas gravado a laser
Faz-se as marcas nas unhas e conforme o tempo que vai passando a unha vai crescendo. Se as marcas estiverem feitas de acordo com o crescimento da unha durante os meses as marcas desaparecem quando o mês passar.. simples, mas um pouco insólito, não?
Mais calendários, mais ideias!
Schott Solar é um fornecedor de painéis solares eem todos os seus produtos oferece uma garantia de 20 anos. Para ser divulgar e publicar essa oferta em vários meios de comunicação, criou um calendário de 20 anos, como podem ver na foto.
O calendário é colocado na parede e fica mais de meio metro de distância da mesma, devido aos mais de 7.300 páginas que contém. É ideal para manter actualizadas todos estes eventos que envolvem um longo tempo: hipotecas, aluguer de casas, garantias bancárias, empréstimos, etc.
Sejamos honestos. O calendário de 20 anos é incómodo pelo o seu tamanho e só podia ser visto dia a dia. No entanto, este calendário em fita adesiva é simplesmente perfeito.
Como um típico rolo de fita adesiva, o calendário é composto por duas fitas adesivas, umas mais fina que a outra. Na fita mais fina estão impressos os dias da semana (segunda, terça, quarta,...) e na outra os dias do mês (1, 2, 3...) Depois só basta alinhas as duas fitas e temos um calendário para qualquer ano, qualquer mês, qualquer ocasião.Qundo terminar o mês descolamos da parede e voltamos a colocar outro... simples! :)
Para além de tudo podemos escrever com canetas de acetato permitindo assim ir apagando e corrigindo pequenos imprevistos. É um calendário óptimo para secretária, pois chega a servir como agenda!
Mais inspirações
Aqui estão excelentes exemplos do que é repensar nos conceitos... Pensar uma ideia, desconstruí-la e voltar a construi-la! Estes calendários são o exemplo perfeito... é necessária muita criatividade, empenho, dedicação e saber pensar "arte".
::1:: Calendário de fósforos
Cada dia, um fósforo. É a piada deste calendario.
Não sei se o momento é perfeito para um piromaníaco, mas ainda acho que outras pessoas possam usar um calendário em que cada dia tem um novo fósforo. Poderia ser o calendário para alguém que "quer" deixar de fumar. O calendário para alguém que faz torres com fósforos. Sei lá...
A idéia foi criar um calendário único em que o processo da apresentação diária tornar-se-ía num excelente evento. A par com esta, foi importante para expor a ideia de "energia", como é determinado pelo nome e logótipo da empresa. Cada página é um mês e este parece-se com um pente feito de correspondências que correspondem aos dias. Os fósforos são reais e a construção da agenda é absolutamente segura.
Todos nós de vez em quando pensamos que há dias que não deveriam estar na agenda, no calendário. Como não temos hipóteses de o tetirar ou suprimir, agora com este calendário temos a hipótese de "estourar" com ele. Como? Este calendário é feito de bolhinhas de plástico. O que temos de fazer é mal chegue o dia e vamos ao calendário e explodimos a bolha... que som gratificante!
Amanhã ponho mais posts com mais ideias.
Colaborem também!
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Inspiração para o Marco
Para o trabalho que estás a desenvolver acho que deves ver este site:
http://www.pocas.pt/#/pt
E este também:
http://www.leoburnett.com/
Fonte de inspiração gráfica - Joana Jesus
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
APOIO À CRIATIVIDADE
CALENDÁRIOS JOHN MAEDA
Calendário 1
Calendário 2
Calendário 3
Calendário 4
Calendário 5
Calendário 6
Annie Leibovitz dispensa apresentações. É uma fotógrafa de reconhecido talento e autora de algumas das mais emblemáticas imagens que uma câmara fotográficas alguma vez captou. Quem não se lembra das impressionantes fotografias de Jonh Lennon nu agarrado à sua companheira Yoko Ono, capa da Rolling Stone, ou da não menos famosa capa da Vanity Fair em que Demi Moore grávida exibia a sua nudez? Tudo isto torna o trabalho da fotógrafa imensamente procurado. Recentemente, aceitou um convite da empresa de cafés italiana Lavazza que pretendia publicar um calendário com publicidade aos seus produtos. Leibovitz aproveitou bem a oportunidade e recriou em filme alguns dos grandes ícones da arte italiana.
Todas as imagens reflectem uma enorme criatividade e sentido de humor. Leibovitz mistura conhecidas obras romanas, como a Loba do Capitólio ou uma Vénus, sem esquecer as dos mestres renascentistas, como Leonardo da Vinci ou Botticelli, com cenários modernos e modelos de carne e osso, todos portadores de uma chávena de café Lavazza na mão. O resultado é espantoso. A publicidade confunde-se com arte.
Fotografia baseada na estátua da Loba do Capitólio com o Coliseu ao fundo
Fotografia baseada no quadro de Botticelli "Nascimento de Vénus"
CALENDÁRIO GRÁFICO INVULGAR
Os Calendários tendem a possuir sempre o mesmo formato que, para além da utilidade, relembram-nos também o quotidiano repetitivo, ano após ano... Esta proposta é diferenciadora no formato, na organização e no design.
DEFINIÇÃO DE TAREFAS
Daniel Santos
Mês: Julho
Cidade: Paris
Acontecimento: Inauguração do metropolitano em Paris a 19 de Julho de 1900 (numa quinta-feira).
Diogo Jesus
Mês: Agosto
Cidade: Tokyo
Acontecimento: Estreia do filme do KingKong vs Godzilla a 11 de Agosto de 1962 (sábado). Filme produzido em Tokyo e a história do filme passa-se em Tokyo.
Joana Jesus
Mês: Setembro
Cidade: Nova York
Acontecimento: Queda das torres gémeas em Nova York, a 11 de Setembro de 2001, entre as 8:46am e as 10:28am, numa terça-feira.
Joana Reis
Mês: Outubro
Cidade: Los Angeles - Hollywood
Acontecimento: Fundação da Walt Disney Co. a 16 de Outubro de 1923 (terça-feira).
Marco Leirosa
Mês: Novembro
Cidade: Londres
Acontecimento: Jack, o estripador, assassina a sua 5ª vítima a 9 de Novembro de 1888 (num domingo).
Tiago Campos
Mês: Dezembro
Cidade: New Jersey
Acontecimento: Apresentação pública da luz incandescente a 31 de Dezembro de 1879 numa 4ª feira.
PROPOSTA DE TRABALHO - 2º PERÍODO
O CALENDÁRIO INTERACTIVO
Introdução
Para início do 2º período, o desafio que te é proposto é a elaboração e criação de um calendário 2009 baseado no tema “As grandes cidades mundiais inseridas em tempos históricos marcantes”. Este tema tem de ser enquadrado em forma de calendário.
O calendário será distribuído pelos 12 meses do ano sendo que cada aluno ficará responsável por um mês do ano. Dentro desse mês o aluno terá de escolher qual a grande cidade mundial a trabalhar e qual o acontecimento histórico. Esse acontecimento histórico tem de corresponder ao mês que o aluno está a trabalhar.
Por exemplo: o aluno X fica com o mês de Setembro, escolhe a cidade de Nova York e trabalha o acontecimento histórico da queda das Torres Gémeas que se sucedeu a 11 de Setembro de 2001. Este aluno terá de desenvolver e trabalhar o mês de Setembro de 2001.
Objectivos propostos
1. O objectivo principal deste calendário e desta proposta é a desconstrução do conceito e da palavra “calendário”. O aluno terá de pensar calendário sem se reger pelas regras normais, terá de extravasar conhecimentos, limites, quebrar com as linhas de raciocínio vulgares, romper com as leis… Este é o momento de criatividade do aluno, o aluno tem de desconstruir e voltar a construir o conceito e a própria percepção de calendário.
2. Conciliar as várias técnicas e os vários meios audiovisuais.
3. Saber integrar consistentemente os vários meios.
4. Compreender a interdisciplinaridade da multimédia no âmbito do audiovisual.
5. Conhecer as diferentes dimensões da criação audiovisual, dando particular relevância às potencialidades artísticas e criativas do meio multimédia.
6. Assimilar a necessidade de conjugar a dimensão artística com as condições e imperativos da criação sob um meio dinâmico e interactivo.
7. Consolidar saberes adquiridos.
8. Adquirir familiaridade com apresentações e defesas orais.
9. Cumprir o calendário de trabalho. Reconhecer a necessidade de adequar o projecto às condicionantes do meio.
10. Compreender a importância de todo o processo, confrontando o seu projecto com os resultados obtidos e desenvolvendo capacidades críticas e autocrítica.
Especificidades Técnicas
Elementos a usar: não há limite, o aluno tem total liberdade
O mês do calendário a trabalhar terá de ser obrigatoriamente interactivo e dinâmico. Para tal sugiro a utilização do software Adobe Flash, sendo que não é obrigatório qualquer software em específico. O aluno tem liberdade de escolha.
O aluno quando tiver o produto multimédia finalizado terá de colocar o mesmo no blog criado pela professora. Os meses serão colocados por ordem cronológica.
Metodologia de Concepção
1ª Fase
Fase de Pesquisa e Recolha de elementos
Após definir o conceito da interpretação faz uma pesquisa de exemplos de tipos de letra, imagens, personagens, vídeos, filmes, curtas-metragens, sons, ilustrações, etc.
2ª Etapa
Brainstorming
Definição de objectivos/questões de partida e/ou hipóteses
Recolha de materiais (máquina fotográfica, gravador vídeo ou áudio, computador, livros, colagens, tintas, colas...);
Definição do tempo disponível e respectiva calendarização;
3ª Etapa
Produção do trabalho.
Elaboração do relatório.
Elaboração dos conteúdos a apresentar.
O relatório será uma preparação para o relatório final da PAA.
Capa:
- Nome do trabalho (título e subtítulo)
- Data de entrega
- Nome do autor
- Número, ano e turma
- Nome do professor
- Nome da escola
- Logótipo da escola
Índice
Resumo ou prefácio
Introdução
Desenvolvimento
a) A fundamentação da escolha do projecto;
b) As realizações e os documentos ilustrativos da concretização do projecto (conceito);
c) A análise crítica global da execução do projecto, considerando as principais dificuldades e obstáculos encontrados e as formas encontradas para os superar.
Conclusão / Considerações Finais
Anexos:
- Pesquisa
- Imagens
- Textos
- Auto-avaliação
- Todo o material que o autor achar conveniente e relevante para o trabalho
Bibliografia
4ª Etapa
Apresentação e defesa do trabalho.
Duração e Prazos de entrega:
18 Blocos.
Entrega e defesa dia 30 de Janeiro de 2009.
BLOG MULTIMÉDIA 12º ANO
Sendo que um dos conceitos mais importantes, senão o mais importante, da disciplina se baseie na interactividade, nada melhor do que a partilha de informações entre o grupo de trabalho, interagindo uns com os outros.
Sejam bem-vindos ao blog de multimédia do curso de comunicação audiovisual do 12ºano.
Boa partilha!